Por Gabriel Jenks
Da editoria Ambiente em Foco
Da editoria Ambiente em Foco
Em função da grande quantidade de lixo, reciclar se torna uma atitude cada vez mais importante para a saúde do planeta e das pessoas. Reciclagem é o nome dado ao processo de reaproveitamento de objetos usados para confecção de novos produtos. E é uma solução economicamente viável.
Em muitos locais públicos, existem latas disponíveis para realização da coleta seletiva, faltando apenas a conscientização de algumas pessoas para que o processo cresça cada vez mais.
Segundo a catadora de latinhas, Antônia Souza, o trabalho de reciclagem é o seu ganha-pão, todos os dias. “É um trabalho difícil, mas faço todos os dias; não é muito que ganho, mas dá para sobreviver”, afirmou.
O processo de reciclarem gera riquezas, já que algumas empresas usam o procedimento como uma forma de reduzir os custos e também contribui para a preservação do ambiente. Os materiais mais reciclados são o papel, o plástico, o vidro e o alumínio. A coleta seletiva do lixo e a reciclagem são cada vez mais conhecidas, uma vez que a prática auxilia na redução da poluição do solo, do ar e da água.
Para a dona de casa Eliane Martins, sempre que é possível, ela faz a separação do lixo. “Como aqui em casa mora apenas minha filha e eu, tenho todo o cuidado de separar o nosso lixo, porque poucas pessoas fazem isso. É tão bom ver as coisas organizadas, ainda mais se tratando de meio ambiente”, relatou.
Entre os benefícios da reciclagem estão a economia de energia, maior preservação dos recursos naturais, diminuição do lixo aterrado, diminuição dos impactos ambientais.
Veja alguns produtos que você pode reciclar:
Papel: jornais, folhetos, caixas de papelão, revistas e demais embalagens feitas de papel;
Vidro: garrafas, frascos de medicamentos e algumas embalagens de alimentos;
Plástico: garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas dos supermercados;
Metal: lata e tampas de alumínio, aço e cobre, pregos.
Qual o valor da venda do kilo das tampas dos garrafoes de agua mineral para centro de reciclagem
ResponderExcluir