quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A prática de esportes por pessoas com deficiência: benefícios à saúde e à autoestima




Por Mariely Lima
Da editoria Esporte e Saúde

A prática regular de esportes contribui para manter o corpo e a mente saudáveis, e melhorar a qualidade de vida. Para as pessoas com deficiência, há outros benefícios, como a inclusão social e a elevação da autoestima.


São vários os esportes praticados por este público em todo o mundo e novidades sempre surgem nesta área. No Brasil, as modalidades mais comuns são natação, atletismo, basquete em cadeiras de roda, voleibol sentados, futebol de cinco, tênis, tênis de mesa e bocha. Todos os esportes têm uma série de adaptações e regras específicas. Além disso, existem, dentro das mesmas modalidades, classificações funcionais, para dar condição de igualdade e competitividade.


Para pessoas com deficiência física, praticar esportes pode representar muito mais que saúde. Como no caso do atleta paraense Alan Fonteles, vencedor de várias competições. Apesar de ter as duas pernas amputadas – o que ocorreu após uma infecção –, ele não desistiu de realizar seu maior sonho. Alan se apaixonou pelo atletismo aos 8 anos e, nas Paralimpíadas de Londres (2012), venceu o lendário Oscar Pistorius, o único atleta biamputado a disputar as Olimpíadas em 2012. Fonteles ganhou a medalha de ouro nos 200 metros T44 e surpreendeu o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário