Por Thiago Brasil
Da editoria Ambiente em Foco
Belém, capital paraense, tem um clima equatorial, com temperatura média de 33ºC. No segundo domingo de outubro, todos os anos, ocorre o Círio de Nazaré, reunindo cerca de dois milhões de fiéis nas ruas de Belém. Este número cresce ao longo dos anos e, consequentemente, a temperatura também para quem acompanha a procissão, podendo atingir, em média, 40ºC.
Ana Maria Dias, que acompanha o círio desde os anos 70, relata como o calor aumentou. “Lembro como era tranquilo acompanhar as procissões do começo ao fim. Hoje em dia, tem muita gente e o número de prédios, que só aumenta, contribui para ficar muito quente. Temos que cuidar bem da alimentação para não passar mal e, assim, aproveitar nossa festa linda”, enfatizou.
A alimentação e a hidratação são companheiros dos romeiros durante as procissões. De acordo com a nutricionista Márcia Gonzaga, “para acompanhar o Círio, sem ter nenhum problema, é necessário estar bem alimentado com coisas leves, ricas em fibras, como pães integrais; ingerir bastante líquido, principalmente no dia anterior, para hidratar bem o organismo; e, no dia, dar preferência a frutas, como abacaxi e melancia”, ressaltou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário