terça-feira, 30 de outubro de 2012

Benefícios, cuidados e superação da corrida de rua

 Por Tarcísio Monteiro
Da editoria Esporte e Saúde

Praticar exercícios físicos traz inúmeros benefícios à saúde e gera bem-estar para quem deseja entrar em forma, em especial a prática regular da corrida. A propósito, dizem que os corredores são seres mais saudáveis, comprometidos e disciplinados de maneira geral. E, no município de Ananindeua, no Pará, ideias como essas fazem o esporte ganhar cada vez mais adeptos.

Algumas academias oferecem aos alunos programas de condicionamento através da corrida. Além de o aluno treinar na própria academia, há também a prática da corrida em alguns lugares da cidade, onde o praticante recebe as condições para o treino, orientação e acompanhamento de um profissional responsável. Os programas são personalizados, considerando a condição do aluno, para permitir que ele alcance mais facilmente seus objetivos, seja saúde, estética, performance ou simplesmente lazer.


Mas para iniciar o treinamento da corrida de rua é preciso ter o cuidado de passar por avaliações para que ocorra um treinamento seguro e eficaz, como explica Daniel Monteiro, professor de Educação Física. “Apesar da praticidade da corrida de rua e de sua grande difusão, este tipo de esporte pode se tornar altamente lesivo, devido à irregularidade dos percursos e sobrecargas nas articulações de movimentos repetitivos. Por isso, é importante a prática acompanhada de um profissional. Este saberá avaliar e aplicar a quantidade de exercícios físicos recomendados”.


E, além dos benefícios físicos, a corrida pode proporcionar inúmeros benefícios mentais pela possibilidade do praticante conhecer novas pessoas, alcançar objetivos em cada treinamento ou de gerar orgulho. Daniel, que está à frente de um grupo de corrida de rua, diz que se sente feliz e orgulhoso por seus alunos praticarem esporte, por ver pessoas cada vez mais saudáveis e que se superam a cada treino. E o professor de Educação Física deixa um recado para quem está planejando fazer a corrida de rua: “para quem ainda não pratica, superar os seus limites é o que falta”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário