Por Humberto Gonçalves
Da editoria Cine
Servidores e estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA), usuários do hospital Bettina Ferro de Sousa, da UFPA, e seus acompanhantes agora podem se distrair com a sétima arte no próprio ambiente do hospital. É que, até dezembro deste ano, obras cinematográficas serão exibidas gratuitamente no Cine Bettina – um cine clube que tem como temática a saúde, com foco na humanização.
As sessões ocorrem em todas as últimas quintas-feiras de cada mês, às 10h e às 14h, no auditório do Bettina, com espaço para 30 pessoas, com direito à pipoca, refrigerante e troca de ideias ao final de cada exibição.
Segundo a coordenadora do Grupo de Humanização do Bettina Ferro, a psicóloga Tereza Nassar, o Cine Bettina faz parte das linhas de ações da humanização. “Trabalhamos no sentido de incentivar a relação entre os servidores, os discentes e os usuários do HUBFS, proporcionando melhor ambiente de trabalho e atendimento do sistema público de saúde. Todos os profissionais da área da saúde, por lidarem com vidas, muitas vezes, acham que estão acima destas e esquecem de sua verdadeira obrigação: cuidar de pessoas que lhes pedem ajuda”, afirma Tereza.
Para o diretor geral do Bettina, o médico e sociólogo Paulo Amorim, o hospital é um espaço que cuida das pessoas, principalmente, as carentes. Por essa razão, Amorim considera imprescindível que o papel da humanização se concentre nos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “A humanização tem que se concentrar nos pacientes e em seus acompanhantes. Isso ajuda para que tenhamos um ambiente saudável para trabalhar. Acreditamos que, com as novas ações da humanização, vamos aos poucos, unir mais as pessoas e despertar o sentimento de humanização com os nossos pacientes”, disse o diretor.
Próximas sessões - Haverá exibições nos dias:
25 de outubro, filme "A morte do Sr. Lazarescu";
29 de novembro, filme "Lixo Extraordinário";
27 de dezembro, filme "Bagdad Café".
Fonte: www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=6459
Nenhum comentário:
Postar um comentário