domingo, 30 de setembro de 2012

Catedral de Belém atrai turistas no mês de outubro

Foto: Vinícius Vieira


Por Renata Guimarães Lopes
Da editoria Turismo

Todo ano, a Igreja da Sé prepara-se para a maior festa religiosa católica de Belém: o Círio de Nazaré. Durante os meses, de setembro e outubro, o turismo aumenta consideravelmente com a chegada de milhares de pessoas do mundo inteiro.

A Igreja da Sé, braço direito da Basílica-Santuário de Nazaré, guarda a corda da procissão, a qual é atrelada à berlinda durante o Círio. São cerca de 400 metros, com estações de ferro, que ligam promesseiros com muita fé a Nossa Senhora de Nazaré. É também na catedral que ocorre a missa que antecede a grande romaria.

                                                                 Foto: Vinícius Vieira

Segundo Cássio Morais, 23 anos, guarda da Sé, a perspectiva de turistas na igreja, neste Círio, é de 30 mil visitantes a mais do que no ano passado.

História - No ano de 1723, o Rei de Portugal, Dom João V, atendendo às reivindicações da igreja do Pará, autorizou a construção da nova Catedral de Belém, ou Igreja da sé. Catedral deriva da palavra cátedra, que tem como significado “cadeira do pastor”.

Serviço – A Catedral Metropolitana de Belém fica na praça Dom Frei Caetano Brandão, no bairro da Cidade Velha. Informações: (91) 3223 2362 / 3225 2718 / www.catedraldebelem.com.

Natação: uma aliada contra a asma




Por Jennifer Albuquerque
Da editoria Esporte e Saúde

A natação é um dos desportos mais antigos do mundo. A existência de grandes espaços aquáticos (rios e oceanos) propiciou – de forma natural – o seu surgimento. A origem da modalidade remonta ao tempo anterior a Cristo, a qual fez parte dos primeiros Jogos Olímpicos de Atenas e continua até a atualidade. No Brasil, em 1897, o esporte se tornou oficial e, atualmente, conta com muitos praticantes, sobretudo por atingir vários públicos, de diversas idades.

Antigamente, pensava-se que uma pessoa com asma não deveria praticar esportes ou outras formas de exercício físico. Hoje, com um plano adequado feito por um médico, a pessoa com asma pode e deve praticar atividades físicas. Uma das qualidades da natação é o aumento da capacidade respiratória, a qual permite às crianças asmáticas participarem de atividades – que antes causavam desconforto em função do esforço.

Outro benefício da natação, ressaltado por João Pedro, de 10 anos, que pratica o esporte há um ano, é mostrar que é uma criança asmática é tão capaz quanto qualquer outra. É um processo de autoconfiança e um sentimento de conquista, garante o garoto.


Para Leslie Castro, personal trainer, que dá aulas de natação em casas ou em condomínios, crianças que fazem natação sofrem menos quando têm crises de asma. "A natação ativa a circulação, aumenta a estrutura muscular e facilita o trabalho mecânico do pulmão”, enfatiza, acrescentando que a criança passa a respirar de forma mais tranquila e menos pela boca, reduzindo os chiados.

Segundo a técnica de enfermagem, Camila Lopes, o importante é incentivar o esporte e a manutenção de uma vida saudável para qualquer asmático. “A natação é uma excelente prática desportiva, mas não tem o poder de curar a asma. É um exercício bem indicado para os asmáticos, desde que seja o que a criança gosta”, aponta.

Cine Olympia vira espaço acadêmico da UFPA


Por Vivi Silva
Da editoria Cine
 

O acordo firmado entre o prefeito de Belém, Duciomar Costa, e o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy, vai transformar o cine Olympia em espaço acadêmico do curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Ciências da Arte da UFPA (ICA). Os espaços anexos do cine Olympia, pelo projeto, serão adaptados para abrigar laboratórios, salas de aula e atividades dos estudantes do curso de cinema e audiovisual da instituição.


A proposta do convênio foi enviada para a prefeitura de Belém em janeiro deste ano, o que possibilitou a efetivação do acordo neste mês de setembro. A parceria inclui a utilização da Casa Dira Paes e Sala Acyir Castro, ambas localizadas no Memorial dos Povos, como espaços para realizar cursos e oficinas abertos à comunidade.


Segundo a coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual, Ana Cláudia Melo, a primeira turma entrou no ano de 2011, dando o primeiro passo para formar gerações de cineastas, pensadores e pesquisadores no Pará.

As vantagens da fotodepilação



Andréia Mouzinho
Da editoria Avanços Tecnológicos

A depilação ou remoção de pelos é um problema que vem afligindo muitas pessoas, principalmente as mulheres. Raspar, depilar e utilizar cremes de depilação são métodos que apresentam pouco resultado, mas com uma nova técnica de remoção de pelos, aliada à cera natural, há quem já experimente o prazer da depilação duradoura e barata: a fotodepilação.

Esta técnica tem como base flashes luminosos por meio de luz intensa pulsada. O calor gerado no folículo piloso (pequena cavidade que produz pelos) causa a coagulação e a destruição das células produtoras de pelos.

As sessões de fotodepilação são intercaladas com uso de ceras naturais, feitas à base de própolis e mel, visando potencializar os resultados. De acordo com Liliane Furtado, da Depyl Action, tais resultados só serão percebidos caso o cliente tome alguns cuidados, como não se expor ao sol - alguns dias antes e depois do início de tratamento -, e não fazer o uso de ácidos. Ela enfatiza que gestantes não podem se submeter à técnica, em função dos flashes utilizados.

Em média, 100 pessoas procuram a Depyl Action por dia para realizar a fotodepilação, que tem como atrativos a tecnologia avançada e o preço acessível.

Fotodepilação – O método é indolor, combate pelos encravados, ativa o colágeno e mantém a pelo lisa por mais tempo.

Fonte: Artigo informativos.com.br.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Mangal das Garças promove programação ecológica gratuita para o Dia da Árvore


Por Gabriel Jenks
Da editoria Ambiente em Foco

Em 21 de setembro é comemorado, no Brasil, o Dia da Árvore. A data foi escolhida por ser próxima ao início da primavera - a estação em que as flores aparecem em maior quantidade.

Essenciais para a vida, as árvores não só embelezam o planeta, como mantêm a umidade do ar. Além disso, ajudam a diminuir a poluição, já que dissolvem o gás carbônico, durante a queima de combustível. Produzem oxigênio, mudam a direção dos ventos, firmam o solo das encostas e também as margens dos rios.

Foto Gabriel Jenks

No último sábado (22), o Mangal das Garças, um complexo turístico aliado a um zoológico, localizado no bairro da Cidade Velha, promoveu uma programação especial para o Dia da Árvore, voltado para o público infantil, na presença do Grupo EcoArt, com oficinas sobre reciclagem de materiais, como garrafa pet para construir o brinquedo vai-e-vem.

Segundo Edson Chagas, diretor da EcoArt, o grupo atua há 25 anos na formação de uma consciência ecológica. “Com certeza, essa criança vai levar o brinquedo e mostrar para o amiguinho, e isso vai se espalhando. Lixo não é aquilo que se joga fora, lixo é aquilo que não se pode aproveitar!”, afirmou.
Foto Gabriel Jenks

De acordo com uma das responsáveis pelo projeto, Rosa Marina, o objetivo é a conscientização das crianças para a preservação do meio ambiente. Elas são a corrente do saber. “Se a árvore pode consumir o lixo da criança, a criança também pode reaproveitar o seu lixo”, enfatizou.

Para a professora e mãe, Lenise Ferreira, esse dia importante não é tão lembrado pelas pessoas. “Hoje em dia, a gente não vê mais ninguém comemorando o Dia da Árvore. Muitas pessoas não sabem que a castanha-do-caju é comestível e jogam fora; que uma mangueira guarda uma sombra. E esse resgate que eles fizeram é muito importante para as nossas vidas”, relatou.

Serviço
Mangal das Garças
Endereço: Passagem Carneiro da Rocha - Cidade Velha
Telefone: (91) 3242 5052
Grupo EcoArte
Endereço: Travessa 9 de janeiro, 3181
Telefone: (91) 9124 5565

Fonte: http://www.velhosamigos.com.br/datasespeciais/diaarvore2.html

Igarapés de Benevides: lazer ao ar livre


Por Wanúbya Melo
Da Editoria Turismo

Um refúgio do caos do grande centro urbano. É assim que o município de Benevides, região Metropolitana de Belém, é visto. Detentora de inúmeros igarapés, a cidade é foco da atenção de turistas quando o assunto é diversão e descanso. Dentre eles, destacam-se o Bituba, o Cupuaçu e o Taiassuí - os mais visitados.


O Bituba é o igarapé mais familiar, mais calmo. Um lugar ideal para se divertir com a família e se livrar do estresse da semana.

Já no Cupuaçu, a diversão é voltada pra quem gosta de um barzinho na beira da água, de jogar futebol e de enfrentar uma partida de paintball - um esporte de combate, em que as equipes eliminam os oponentes atirando bolas com tinta colorida e acertando-os.

Por fim, o Taiassuí é o principal destino dos turistas que gostam de fazer piquenique. É lá também que muita gente se reúne para as festas de aparelhagem da região. “Eu amo os igarapés desta cidade. Eles são o melhor remédio contra o estresse do dia-a-dia”, diz Wanderson Melo, morador do município.


O Bituba, o Cupuaçu e o Taiassuí são pequenos interiores da cidade de Benevides. Em cada um deles, há vários igarapés. Vale ressaltar que tais balneários não são os únicos da cidade.

Benevides - Conhecida como o “Berço da Liberdade”, a cidade de Benevides é caracterizada dessa forma em função da libertação dos escravos residentes no território, em 30 de março de 1884. Esse fato atraiu, para a região, uma grande quantidade de escravos fugitivos. Benevides tornou-se, então, o primeiro município paraense e o segundo do Brasil a libertar os escravos.

domingo, 23 de setembro de 2012

A ciência para o desenvolvimento sustentável

Por Tarcio Ribeiro
Da editoria Ambiente em Foco

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com o propósito de instituir a política de educação ambiental na capital paraense, está implementando, através da Coordenadoria de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário (CEADC), o Programa de Educação Ambiental do Município de Belém (Peamb).

Este programa visa estimular ações que resultem na qualidade de vida da população; criar mecanismos de cooperação institucional e interdisciplinar para o desenvolvimento da prática de educação ambiental; integrar ações na área de educação ambiental; e contribuir com a formulação das Agendas 21 locais, no poder público municipal, com ampla participação popular.

O Peamb está em sintonia com as diretrizes das políticas nacionais e tem como princípios a democratização, a participação popular e o controle social sobre a gestão pública municipal.

Objetivos da Agenda 21 local:
- Coordenar, em conjunto com os demais órgãos responsáveis, as ações necessárias para viabilizar o zoneamento ecológico-econômico da cidade;

- Coordenar ações que estimulem e estabeleçam a implantação do desenvolvimento sustentável nas ações públicas e nos agentes privados;

- Promover estudos, pesquisas e investigações sobre problemas de interesse público afins com sua temática e competência.

Segundo a Semma, a Agenda 21 local não requer que os programas e projetos já existentes sejam desconsiderados, mas prevê uma estrutura que permite que estes sejam reunidos em uma estratégia coerente, centrada na redução dos impactos das operações da prefeitura e da comunidade, tornando-os mais sustentáveis.

Fonte: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Bullying deixa consequências para a vida toda

Por Diego Negrão
Da editoria Educação e Cultura
 
 
O bullying não distingue cor, raça, religião, tamanho. As consequências dessa agressão são profundas e, quase sempre, a vítima carrega pelo resto da vida. As pessoas são oprimidas todos os dias por serem um pouco diferentes das outras.

A psicóloga escolar, Margareth Bessa, diz que algumas vítimas concordam com a agressão, criando uma maneira de justificar as perseguições, como, por exemplo, “se sou gorda, por que vou dizer o contrário?”.

De acordo com a diretora pedagógica da escola Margarida Assis de Melo, Socorro Amaro, “o aluno que sofre bullying, quando não pede ajuda, enfrenta o medo e a vergonha de ir à escola. Pode querer abandonar os estudos, não se achar bom para integrar um grupo e apresentar baixo rendimento. Essas atitudes podem acompanhá-lo até sua vida adulta”, garante.

Se mal resolvido, o bullying pode deixar marcas para o resto da vida. “É um erro dizer que o bullying é uma brincadeira e que os alunos o superam sozinhos”, ressalta a professora Ana Rosa Cardoso.

A partir de 2008, o Disque 100 (Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes) passou a acolher denúncias de bullying.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Barcarena festeja o 32º Festival do Abacaxi

Foto: Ascom-Secult

Por Nilton Gonçalves Menezes
Da editoria Turismo

Durante três dias, a cidade de Barcarena, situada a 23 quilômetros em linha reta de Belém, capital paraense, vai respirar história, arte, cultura e diversão. É que nos dias 28, 29 e 30 de setembro ocorrerá a 32ª edição do Festival do Abacaxi, com atrações locais e nacionais, e exposição de artesanato, cerâmica e artigos da cultura local.

Foto: Nilton Gonçalves

O município já está preparado para receber os diversos turistas paraenses e os de outros Estados do país. Além de atrair milhares de visitantes, o Festival também contribui para o crescimento da economia local. De acordo com o secretário Municipal de Cultura, Ferdinando Moraes, a organização da festa espera um público de dez mil pessoas no sábado (29) e 15 mil no domingo (30).

No final de semana do evento, os hotéis ficam lotados. E, para não ficar sem ter onde dormir, muitos já deixam a reserva garantida. “Fiz minha reserva antecipada, pois não quero perder nenhum momento da festa, principalmente o show de domingo, com a dupla Victor e Léo”, disse Vanessa Castro, turista.

Foto: Ascom-Secult
Durante a programação, ainda haverá o concurso da Rainha do Festival e o show “50 anos de guitarrada”, do artista local Mestre Vieira. A 32ª edição do Festival do Abacaxi será no Centro de Exposição Cultural da cidade.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Eleições 2012 – Lei da Ficha Limpa

Por Andrelly Richelly
Da editoria Du’Forno

A Ficha Limpa é uma lei que torna inelegível o candidato que tiver o mandato cassado, for condenado por decisão de órgão colegiado ou estiver irregular na justiça. A lei foi aprovada no senado no dia 19 de maio de 2010,  por unanimidade, devido à mobilização de milhões de brasileiros, e tornou-se um marco na história da democracia e ao combate da corrupção no país. Também já valerá para as eleições deste ano de 2012.

O Pará teve 421 candidatos com fichas sujas, entre eles:  Jader Barbalho, Paulo Rocha e Luiz Seffer. Alguns quase não conseguiram se candidatar, como o candidato à prefeitura de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), que enfrenta quatro processos – um deles é por irregularidades envolvendo dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para Josias Higino, candidato a vereador de Belém, a lei da Ficha Limpa “é um grande avanço. Agora, sim, os verdadeiros cidadãos terão a vez de governar”, enfatizou.

Voto consciente – Antes das eleições, os eleitores devem pesquisar sobre seus candidatos, a fim de saber se estão em situação regular com a justiça para exercer tal cargo.


Novas tecnologias de automóveis atraem cada vez mais consumidores


Por Rosana Lopes
Da editoria Avanços Tecnológicos

A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. As tecnologias estão cada vez mais interessantes e os carros são exemplos disso.

Desde o surgimento dos primeiros carros, a indústria automobilística não parou de evoluir, especialmente nas últimas duas décadas. A evolução tem sido voltada principalmente na melhoria da confiabilidade e da segurança dos condutores, como os comandos de voz, dispositivos sonoros de aviso, câmeras internas e externas, as quais avisam os motoristas quando algo precisa ser feito.

Os carros atuais já são capazes de travar as portas automaticamente quando começam a se mover e dão uma série de avisos ao condutor, como quando colocar o cinto de segurança, engatar a ré, puxar o freio de mão, entre outros.

Atualmente, as marcas mais procuradas são das marcas Volkswagen, Fiat e Chevrolet. Segundo o diretor de uma concessionária de Belém, Leandro Bastos, devido ao IPI reduzido, o sonho de possuir um automóvel está cada vez mais próximo de ser realizado.

As inovações não vão param e, logo mais, haverá mais novidades neste setor.

Campeonato Paraense de Triathlon reúne cerca de 90 atletas

Foto Tarcísio Monteiro

Por Tarcísio Monteiro
Da editoria Esporte e Saúde

O ritmo estava acelerado em Mosqueiro, distrito de Belém, no último domingo (16). Cerca de 90 atletas levantaram cedo para disputar a 3ª etapa do Campeonato Paraense de Triathlon. Às 6 da manhã, os participantes já estavam em concentração, na praia do Murubira, para nadar 750 metros, pedalar 20 quilômetros e correr mais cinco quilômetros. A prova foi acompanhada por admirados e pelo Corpo de Bombeiros, responsável pela segurança dos competidores.

O esporte tem facilidades no ingresso e beneficia o participante no quesito saúde. É o que diz o presidente da Federação Paraense de Triathlon, Rubinho Campos. “Qualquer pessoa pode participar do triathlon, no qual não é preciso ser um super atleta. Na categoria revezamento, o ingresso na competição é mais fácil, além do esporte apresentar benefícios e a sensação de bem-estar de quem participa”, enfatiza.

Foto Tarcísio Monteiro

Para o técnico em informática, Fábio Cunha, o início foi através de provas curtas, em 2007. De lá para cá, ele já participou de várias competições, como o Campeonato Brasileiro e o Iron Man – com provas de longa distância. “O triathlon é como uma terapia, que, através dele, posso abstrair meus problemas, além de servir como uma maneira de manter a forma”, garante Cunha, que vê o esporte como um aliado para a sua saúde.

Sinônimo de boa influência - Para dar o primeiro passo na prática esportiva, o incentivo é fundamental. Quando alguém pratica exercícios, a chance de influenciar pessoas próximas é grande. “Comecei a correr aos 9 anos por influência do meu pai, que é competidor”, disse Bruno Mello, de 12 anos, que sente satisfação em correr – modalidade que prefere.
Foto Tarcísio Monteiro

Bruno treina ao lado do pai, Arthur Mello, que se orgulha do filho praticante de esportes. Arthur começou sua vida esportiva por influência de um amigo. Aos 15 anos, já praticava natação e participa de triathlons há 12 anos. Para o engenheiro civil, o esporte melhora a qualidade de vida, gerando benefícios físicos e mentais.

A professora de educação física, Elina Fádell, também começou a praticar o esporte por convite de um amigo. Ela confessa que, após o término de cada evento, se sente uma verdadeira atleta. “Não existe obstáculo que não possa ser superado, se você confiar que é capaz”, ressalta Elina, que sempre gostou de atividades físicas e faz uso da determinação para encarar as dificuldades.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Plano emergencial de limpeza de mangueiras é fundamental

Praça da República, centro de Belém

Por Thiago Brasil
Da editoria Ambiente em Foco 

Quem passa pelas ruas de Belém, capital paraense, considerada a cidade das mangueiras, pode observar que alguns matos proliferam sobre troncos e galhos das árvores. Aparentemente inofensivas, essas “plantinhas”, chamadas de erva-de-passarinho, são pragas que sugam a seiva e são capazes de destruir completamente as árvores – o que coloca em risco a população, já que, em períodos chuvosos, as árvores que não estão saudáveis podem cair em função dos ventos fortes.

A Prefeitura de Belém busca combater a praga das árvores localizadas nas avenidas e travessas dos bairros de Nazaré, Umarizal, Reduto e São Brás, além de outras vias públicas e áreas particulares. É preciso também que a população colabore e procure eliminar a erva presente nas árvores de seus quintais, já que a disseminação da praga é rápida.
 

Árvore infestada de erva-de-passarinho

Este trabalho consiste em identificar e limpar as mangueiras infestadas pelo parasita Tripodanthus acutifolius Thiegh (através de campanha ou chamada da população); e elaborar e monitorar o Plano Emergencial de Limpeza das Mangueiras (PELM).

O PELM visa garantir segurança à população, conservar árvores existentes, reduzir os impactos negativos sobre a arborização urbana e aumentar o número de árvores nos bairros periféricos e áreas historicamente marginalizadas.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Caminhada e praças: uma dupla dinâmica




Por Alex Monteiro
Da editoria Esporte e Saúde


Ar livre, árvores e bem-estar. Esses são os atrativos das academias instaladas nas praças de Belém, capital paraense, as quais se transformaram em pontos de caminhada e de prática de outros exercícios físicos.

Muitas praças de Belém já possuem as democráticas e gratuitas academias ao ar livre – condições que estimulam a prática de tais atividades, em uma sociedade pouco interessada em manter o corpo são. De acordo com a pesquisa realizada pelo governo federal, por meio do Suplemento de Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), somente 14,9 milhões de brasileiros praticam atividade física com frequência, ou seja, 10,2% da população. Dos praticantes apresentados, 60% têm menos de 34 anos e a maioria é homem.

De encontro aos dados da pesquisa, dona Inaura Fernandes, de 57 anos, faz caminhada, à noite, na Praça Brasil, localizada no bairro do Umarizal. “Caminhar faz bem não só para o corpo, mas também para a alma”, garante, acrescentando que as melhores academias são as praças, já que nelas é possível se exercitar em paz.

Caminhar - Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa, se a pessoa tiver uma esteira. Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo. Depois de apenas uma semana, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência.

A poluição sonora é responsabilidade de todos



Por Gabriel Jenks
Da editoria Ambiente em Foco


Barulhos, ruídos, música alta. É difícil se concentrar em algo que está fazendo. O ambiente não é mais o de serenidade e conforto. Tudo isso está ligado a ela: a poluição sonora - um tipo de alteração física do ambiente que causa conjugação dos sons. Causa danos à saúde e ao bem-estar de algumas pessoas.


O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Ele é provocado pelo som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, entre outros. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.


Para medir o nível de ruído num determinado ambiente, os técnicos utilizam um aparelho chamado decibelímetro. A partir de 50 decibéis (db), os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer em curto prazo; outros levam anos para serem notados.


Efeitos negativos da poluição sonora na saúde dos seres humanos:
• Insônia (dificuldade de dormir)
• Estresse
• Depressão
• Perda de audição
• Agressividade
• Perda de atenção e concentração
• Perda de memória
• Dores de Cabeça
• Aumento da pressão arterial
• Cansaço
• Gastrite e úlcera
• Queda de rendimento escolar e no trabalho
• Surdez (em casos de exposição a níveis altíssimos de ruído)

Nível aproximado de ruído provocado (em decibéis):


- Torneira gotejando (20 db)



- Música baixa (40 db)



- Conversa tranquila (40-50 db)












- Restaurante com movimento (70 db)






- Secador de cabelo (90 db)







- Caminhão (100 db)




- Britadeira (110 db)




- Buzina de automóvel (110 db)





- Turbina de avião (130 db)




- Show musical, próximo às caixas de som (acima de 130 db)




- Tiro de arma de fogo próximo (140 db)





Profissionais da área, como otorrinolaringologistas (que tratam de doenças do ouvido, nariz, faringe, laringe, entre outras), dizem que para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora é importante evitar locais com muito barulho, escutar música num volume de baixo para médio, não ficar sem protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído, escutar walk man ou mp3 player num volume baixo, não gritar em locais fechados, evitar locais com aglomeração de pessoas conversando, ficar longe das caixas acústicas em shows e fechar as janelas do veículo em locais de trânsito barulhento.


No dia 7 de maio é comemorado o Dia do Silêncio





Serviço
Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema)
Diretor: delegado Luiz Paschoal de Alcântara Neto
Disque Denúncia: 181
Disque Silêncio: (91) 3238 3132 / 3238 1225
Email: dema@polociacivil.pa.gov.br

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Não há previsão de greve nas escolas públicas, garante presidente do Sintepp


Por Maisa Melo
Da editoria Educação e Cultura

“Este ano, não haverá greve, mas, a partir do ano que vem, pensaremos na possibilidade de uma nova paralisação, pois aguardamos uma resposta do governo em relação ao novo piso salarial”, afirmou Jair Pena, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), em entrevista no último dia 6.

O presidente do sindicato ressaltou ainda os problemas vividos pelos profissionais, lembrando que a última greve durou cerca de 50 dias e resultou na desistência de alguns alunos. “Todos sabemos das dificuldades enfrentadas pelos professores da rede pública, como baixos salários, o não pagamento do retroativo e inúmeras reivindicações não atendidas”.

A professora Clyssia Alcântara, que atua na área da educação há 27 anos, disse que não valeu a pena fazer a última greve. “Perdemos muitos alunos na última paralisação. Tivemos poucos avanços e não recebemos o retroativo. Tudo continua na mesma”, lamentou.

Para o estudante Lucas Melo, a educação pública no estado está cada vez pior. “Governos anteriores e o atual fazem obras e reparos de fachada, criando uma falsa reforma na educação. Isso só causa desistência e falta de estímulo nos alunos”.

Uepa inicia greve por tempo indeterminado

Reunião entre o governo o Estado e professores a Uepa
Foto: Renan Malato / Ascom Sead


Por David Pimenta
Da editoria Du'Forno

Começou nesta quarta-feira (12) a greve na Universidade do Estado do Pará (Uepa), sem previsão para terminar. Os docentes reivindicam o reajuste do piso salarial, a implementação do Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS) e a não redução do valor da bolsa de monitoria.

Na última segunda-feira (10), o Sindicato dos Docentes reuniu-se com o governo estadual para tentar chegar a um acordo, sem sucesso. A greve é geral e atinge os campi de Belém e do interior do Estado.

Para a aluna Bettyne Lima, 19 anos, do curso de licenciatura plena em Pedagogia, a greve é justa. "Dessa vez, é diferente. Alunos e professores lutam pelo mesmo objetivo. Todos queremos mudanças", enfatizou. 

Praia do Caripi: conforto e lazer

                             Foto: Vinícius Vieira
 


Por Marcus Vinicius Vieira
Da editoria Turismo


As belezas naturais do Pará atraem, todos os anos, milhares de turistas. Um dos atrativos é o município de Barcarena, banhado pelas praias de Cuipiranga, Sirituba, Itupanema e Caripi. E é esta última que muitos visitantes escolhem para se divertir e desfrutar da natureza local.

Dentro do calendário oficial de eventos está o tradicional Festival dos Barraqueiros, que ocorre todos os anos no Caripi. É uma confraternização entre esses profissionais, realizada sempre na primeira segunda-feira do mês de agosto. “Todos os anos, eu e minha família curtimos a belíssima praia do Caripi. Aqui, nós nos sentimos bem à vontade. É muito tranquilo e, sempre que temos oportunidade, voltamos”, afirma Helena Abreu, turista.

Foto: Vinícius Vieira
Samaúma Park Hotel – O respeito ao meio ambiente e o contato com a natureza são os pilares que ergueram o Samaúma Park Hotel, localizado na praia do Caripi. Desenvolvido especificamente para o clima da região, a arquitetura do hotel é mais um atrativo para local. A estrutura que mais chama atenção é a Casa da Árvore, feita de madeira e circundando duas árvores: uma Quaruba com 35 metros de altura e um Matamatá, com 28 metros. Para conhecer mais sobre o hotel, acesse o site do Samaúma.

A volta dos filmes no cinema Olympia


Por Carol Cardias
Da editoria Cine

O cinema mais antigo de Belém, o cine Olympia, retorna com a sua temporada de filmes de terror – que tiveram início no mês de julho – dentro da programação de aniversário de 100 anos do local. As atividades estavam suspensas por conta de problemas de infraestrutura, mas, segundo a direção do cinema, todas as falhas já foram reparadas e, em setembro, as sessões voltam a ser exibidas de terça a domingo, sempre a partir das 18h30.
Serão exibidos 12 filmes e o primeiro da lista é “Sangue da Pantera” (1941), neste sábado (15). O longa conta a história de Irena Dubrovna (Simone Simon), uma bela e misteriosa jovem sérvia, que vai trabalhar em Nova York como designer de moda e se casa com Oliver Reed (Ken Smith). Irene vive obcecada pela ideia de ser vítima de uma maldição, pois descenderia de uma raça de mulheres-felinas que, quando estão emocionalmente excitadas, se transformam em panteras assassinas. Seu temor mostra ter fundamento ao sentir ciúmes de Alice Moore (Jane Randolph), que está íntima de Oliver. Ela tenta convencer o marido que se transformará em uma pantera, sendo que ele a manda para o psiquiatra Louis Judd (Tom Conway), para avaliar o problema da sua mulher, sem imaginar realmente o que está acontecendo.

Olympia
- A sala do cinema tem 430 poltronas e, para adquirir um ingresso, é necessário estar 30 minutos antes do início do filme.

Programação
– Festival de Filmes de Terror
Dia 15/09 – “Sangue da Pantera” (1941)
Dia 16/09 – “A morta viva” (1943)
Dia 18/09 – “Nosferatu” (1922)
Dia 19/09 - “A noiva de Frankenstein” (1935)
Dia 20/09 – “A dança dos vampiros” (1967)
Dia 21/09 – “Os outros” (2001)
Dia 22/09 – “A mosca” (1986)
Dia 23/09 – “O enigma do mal” (1982)

Serviço
- Festival de Filmes de Terror, sempre às 18h30 - Inadequados para menores de 12 anos. A entrada é franca. O Cine Olympia fica na avenida Presidente Vargas, 918, bairro da Campina. Informações:  (91) 3230 5380.

Sejam bem-vindos ao blog Notícias Friuli

Por Tarcio Ribeiro, repórter da editoria Ambiente em Foco


O curso técnico em Rádio e Televisão, da Instituição Friuli Amazônia - uma organização não governamental, ligada à igreja católica -, pretende ensinar a prática e teoria, com a finalidade de formar o senso crítico dos alunos, diante dos meios de comunicação existentes hoje em dia. O curso é gratuito e destinado para jovens, sobretudo para aqueles que gostam de comunicação, mas não tiveram a oportunidade de ingressar em uma universidade.

O blog Notícias Friuli tem como objetivo colocar em prática a disciplina de Webjornalismo, ministrada pelo professor Isaac Lôbo. A finalidade do projeto é aprimorar a técnica de escrever textos jornalísticos para a internet.

A cada semana, todas as editorias têm que finalizar e enviar matérias, as quais são editadas pelo professor. Nos posts a seguir, vocês vão ler reportagens das editorias Ambiente em Foco, Avanços Tecnológicos, Educação e Cultura, Cine, Esporte e Saúde, Turismo, e Du’Forno – esta última com assuntos da atualidade.

Sejam bem-vindos ao nosso blog e, qualquer dúvida, sugestão ou crítica, envie para o e-mail rtvfriuli2012@gmail.com. Muito obrigado, desde já, pela visita.