sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Caminhada e praças: uma dupla dinâmica




Por Alex Monteiro
Da editoria Esporte e Saúde


Ar livre, árvores e bem-estar. Esses são os atrativos das academias instaladas nas praças de Belém, capital paraense, as quais se transformaram em pontos de caminhada e de prática de outros exercícios físicos.

Muitas praças de Belém já possuem as democráticas e gratuitas academias ao ar livre – condições que estimulam a prática de tais atividades, em uma sociedade pouco interessada em manter o corpo são. De acordo com a pesquisa realizada pelo governo federal, por meio do Suplemento de Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), somente 14,9 milhões de brasileiros praticam atividade física com frequência, ou seja, 10,2% da população. Dos praticantes apresentados, 60% têm menos de 34 anos e a maioria é homem.

De encontro aos dados da pesquisa, dona Inaura Fernandes, de 57 anos, faz caminhada, à noite, na Praça Brasil, localizada no bairro do Umarizal. “Caminhar faz bem não só para o corpo, mas também para a alma”, garante, acrescentando que as melhores academias são as praças, já que nelas é possível se exercitar em paz.

Caminhar - Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa, se a pessoa tiver uma esteira. Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo. Depois de apenas uma semana, as vantagens de caminhar para a saúde do corpo e da mente são muitas, e comprovadas pela ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário