domingo, 23 de setembro de 2012

Bullying deixa consequências para a vida toda

Por Diego Negrão
Da editoria Educação e Cultura
 
 
O bullying não distingue cor, raça, religião, tamanho. As consequências dessa agressão são profundas e, quase sempre, a vítima carrega pelo resto da vida. As pessoas são oprimidas todos os dias por serem um pouco diferentes das outras.

A psicóloga escolar, Margareth Bessa, diz que algumas vítimas concordam com a agressão, criando uma maneira de justificar as perseguições, como, por exemplo, “se sou gorda, por que vou dizer o contrário?”.

De acordo com a diretora pedagógica da escola Margarida Assis de Melo, Socorro Amaro, “o aluno que sofre bullying, quando não pede ajuda, enfrenta o medo e a vergonha de ir à escola. Pode querer abandonar os estudos, não se achar bom para integrar um grupo e apresentar baixo rendimento. Essas atitudes podem acompanhá-lo até sua vida adulta”, garante.

Se mal resolvido, o bullying pode deixar marcas para o resto da vida. “É um erro dizer que o bullying é uma brincadeira e que os alunos o superam sozinhos”, ressalta a professora Ana Rosa Cardoso.

A partir de 2008, o Disque 100 (Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes) passou a acolher denúncias de bullying.

Nenhum comentário:

Postar um comentário