segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O Pará na moda


Foto: Andrelly Richelly - Novembro/2012

Por Andrelly Richelly
Da editoria Du’Forno

Quem acha que a Amazônia não tem estilo próprio está muitíssimo enganado. No último dia 8 de novembro, durante quatro dias, Belém foi palco da 6° edição do Amazônia Fashion Week. O evento divulga novas tendências de várias marcas e tem como objetivos conservar a cultura regional e divulgar novos criadores. Durante a programação, feita em vários pontos turísticos da cidade, estudantes da Faculdade Estácio tiveram a oportunidade de mostrar e comercializar suas próprias criações. “Não tenho nem palavras. É uma grande oportunidade que a Felícia dá a todos nós. Ela descobre novos talentos”, disse Jéssica Almeida, estudante de 21 anos, ao falar da organizadora do evento, Felícia Assmar. Ao comentar sobre suas criações, Almeida, entre boas risadas, enfatizou o nervosismo. “Quando vai se aproximando a hora do desfile, fico mais nervosa do que as modelos, sabendo que meu look vai estar na passarela”.

Foto: Andrelly Richelly - Novembro/2012
No camarim, não foi diferente. Moças e rapazes na maior correria, ajudando uns aos outros para nada dar errado. Para quem sempre trabalhou no ramo, o nervosismo não existiu, mas a expectativa era grande. “Não fico nervosa. Procuro me concentrar ao máximo e respirar fundo, ainda mais em um evento desse porte”, ressaltou Flávia Lacerda, 21 anos, modelo e estudante de pedagogia.

Já para quem estava iniciando, como a estudante Juliane Abdon, de 16 anos, o nervosismo foi inevitável. “Não tem como não ficar nervosa; é a primeira vez que vou desfilar. É uma experiência muito nova. Estou muito feliz e emocionada!”.

Foto: Andrelly Richelly - Novembro/2012
Do lado de fora, bandas e grupos de danças típicas tentavam distrair o público, que estava ansioso para que o evento iniciasse. “Estou louco para que comece. Minha filha vai desfilar. Já não aguento esperar. Estou nervoso por ela”, disse o empreendedor Júlio França.

No desfile, as marcas, mesmo com os temas de suas coleções, não perderam o foco cultural, nem fugiram do tema geral deste ano: “A estrela que sobe” – referência ao avanço do Pará nos últimos 5 anos. Com criações diferenciadas e músicas regionais, o evento mostrou que a Amazônia também tem seu lugar no meio da moda.

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