domingo, 23 de setembro de 2012

A ciência para o desenvolvimento sustentável

Por Tarcio Ribeiro
Da editoria Ambiente em Foco

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com o propósito de instituir a política de educação ambiental na capital paraense, está implementando, através da Coordenadoria de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário (CEADC), o Programa de Educação Ambiental do Município de Belém (Peamb).

Este programa visa estimular ações que resultem na qualidade de vida da população; criar mecanismos de cooperação institucional e interdisciplinar para o desenvolvimento da prática de educação ambiental; integrar ações na área de educação ambiental; e contribuir com a formulação das Agendas 21 locais, no poder público municipal, com ampla participação popular.

O Peamb está em sintonia com as diretrizes das políticas nacionais e tem como princípios a democratização, a participação popular e o controle social sobre a gestão pública municipal.

Objetivos da Agenda 21 local:
- Coordenar, em conjunto com os demais órgãos responsáveis, as ações necessárias para viabilizar o zoneamento ecológico-econômico da cidade;

- Coordenar ações que estimulem e estabeleçam a implantação do desenvolvimento sustentável nas ações públicas e nos agentes privados;

- Promover estudos, pesquisas e investigações sobre problemas de interesse público afins com sua temática e competência.

Segundo a Semma, a Agenda 21 local não requer que os programas e projetos já existentes sejam desconsiderados, mas prevê uma estrutura que permite que estes sejam reunidos em uma estratégia coerente, centrada na redução dos impactos das operações da prefeitura e da comunidade, tornando-os mais sustentáveis.

Fonte: Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário