sábado, 10 de novembro de 2012

Rock na beira do rio



Por David Pimenta
Da editoria Du’Forno

Depois de um longo dia de trabalho, cheio de tarefas e preocupações, nada melhor do que relaxar, afrouxar a gravata e curtir um rock n’ roll. Foi o que passou pela cabeça de centenas de jovens nesta última quinta-feira (8). O ponto de encontro foi a Universidade Federal do Pará (UFPA), onde aconteceu o Rock Rio Guamá. O evento começou ontem com bandas voltadas para o pop rock e alternativo; hoje (9) é a vez das bandas de metal e hard core balançarem a cabeça da galera.


O Rock Rio Guamá surgiu como uma iniciativa de alunos e professores da universidade e de artistas locais paraenses, que tinham em comum o objetivo de incentivar a produção artística da região, tendo edições nos anos de 1987, 1991 e 1993. Nos anos de 2010, 2011 e 2012, a organização do evento ficou por conta do coletivo Sala Livre.

“Nós recebemos a responsabilidade de dar continuidade ao evento. E já que o nosso coletivo trabalha com projetos voltados para a área de cultural, seguramos muito bem a barra. Não sei muito bem como era a programação do evento nas suas primeiras edições, mas tivemos a ideia de juntar o rock com outros estilos musicais e incluir oficinas, para que as pessoas venham aprender como produzir esse tipo de evento também”, explicou Raoni Arraes, coordenador geral de programação.

Nesta sexta-feira (9), as bandas que irão subir ao palco são Anubis, Avens, Delinquentes, Baixo Calão, All Still Burns, Navalha, Adipocera e Scream of Death. O evento começa a partir das 17 horas e segue até às 23 horas.


Bandas – Última atração da primeira noite, a banda Molho Negro foi um dos destaques da programação. Em entrevista, o guitarrista e vocalista da banda, João Lemos, falou sobre CD, vídeo clip e projetos futuros. “Gravamos nosso primeiro Ep em Goiânia, pela gravadora Rock Lab, e lançamos em 2012. Tivemos um retorno incrível do público e fizemos vários shows em Belém. Depois, saímos em turnê pelo nordeste do país. Aproveitamos para gravar mais algumas músicas pela gravadora Dosol, em Natal, juntamos com as quatro do Ep e lançamos como um CD em outubro. Fizemos o vídeo clip da música ‘Aparelhagem de apartamento’ com a ideia de transformar um roqueiro em fã de tecnobrega. Estamos pensando em fazer uma turnê em 2013 passando pelo sudeste, centro-oeste e sul do Brasil para divulgação do nosso CD e, em 2014, começar a trabalhar para o nosso segundo disco”, detalhou. 

Quem também marcou presença no palco do Rock Rio Guamá foi a banda Vertical. Lucas Cardoso, vocalista, contou um pouco da trajetória da banda. “Tudo começou em 2009, quando me juntei com alguns amigos e começamos a fazer covers de bandas que gostávamos. A coisa veio ficar séria mesmo neste ano, quando participamos do evento CCAA Fest. Gravamos um Ep com quatro músicas e, agora, nossa participação no Rock Rio Guamá, que foi o nosso primeiro show. Estamos muito felizes com o que está acontecendo. Na verdade, está sendo muito melhor do que imaginávamos”, confessou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário