domingo, 4 de novembro de 2012

Enem 2012 tem recorde de inscrição



Por Gideão Martins de Almeida
Da editoria Educação e Cultura


Nos dias 3 e 4 de novembro serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A edição deste ano já recebeu 6,5 milhões de inscritos, número que supera as edições anteriores. Para se obter boas notas é preciso que mente, corpo e emoção estejam em perfeita integração.

Antes das provas, o aluno deve relaxar, passear, comer moderadamente. E, na hora das provas, sempre manter o equilíbrio, a concentração, prestar bastante atenção nas questões e, principalmente, no tema apontado para a redação, observando que tipo de texto está sendo pedido para não fugir da norma culta. Além de está em dia com os conteúdos aplicados em sala de aula, os candidatos precisam também estar por dentro dos temas de atualidades. São dicas fundamentais para alcançar bons resultados, aconselha a professora Elizabeth Silva Santos, mestrando em Linguística.


No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação. A divulgação do gabarito oficial, como estabelece o edital do exame, está prevista para 7 de novembro. O resultado final estará disponível para os estudantes a partir de 28 de dezembro.

No Pará, três universidades públicas e um instituto federal utilizam a nota do Enem em seus processos seletivos para preenchimento de vagas dos cursos de graduação. A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) divulgou nota pedindo aos seus candidatos que participem do Enem, uma vez que a média alcançada pelo candidato na referida prova será uma parte para a classificação final do Processo Seletivo da Ufra.

Na Universidade Federal do Pará (UFPA), o resultado do Enem equivale a 50% da nota final dos candidatos, que precisam fazer ainda uma segunda fase elaborada pela própria universidade.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) utiliza o resultado do Enem como único critério de seleção para preenchimento de suas vagas. Já o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) utiliza o exame para preenchimento de parte das vagas ofertadas anualmente, desde 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário