sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Novas tecnologias avançam e chegam às indústrias têxteis


Por Rosana Lopes
Da editoria Avanços Tecnológicos

Quando se ouve o termo "tecnologia", logo uma imagem é formada na cabeça, com robôs, computadores, automações, entre outras coisas. Porém, a tecnologia hoje está cada vez mais associada a coisas simples, como nas roupas. A tecnologia possibilitou a criação de novas fibras sintéticas que incorporam características interessantes para determinadas situações de uso.

A junção da moda com fios sintéticos proporcionou diversas vantagens, como roupas mais confortáveis, macias e funcionais. No mercado, encontram-se roupas que ajudam na proteção de raios solares, que agem como bactericidas, que hidratam a pele e que deixam a pele respirar durante as atividades físicas.

“Atualmente, os atletas são os que mais desfrutam das vantagens moda versus tecnologia, pois fazem parte de um público que está em busca de soluções inteligentes e que os ajudem a reduzir o tempo nas provas e ganhar mais mobilidade nas competições”, disse Raphaela Dutra Izac, gerente em moda, estilista, designer e personal stylist.

Educação através da capoeira


Por Diego Negrão
Da editoria Educação e Cultura

A conduta moral dos jovens e das crianças de hoje reflete a criação mimada e cheia de privilégios que os pais da geração anterior deram a eles.

Uma escola particular do bairro da Marambaia, em Belém, tenta melhorar esse quadro através da capoeira. Os alunos que participam desse trabalho, ministrado pelo professor Alex, tiveram uma melhora significativa no rendimento escolar. As crianças aprendem música, instrumentação, jogo, dança e outros itens que envolvem trabalho e concentração. O objetivo é que os alunos tenham mais disciplina e respeito pelas regras.

A coordenadora pedagógica da unidade, que fica no conjunto Tapajós, Emília Macêdo, 28, acompanha de perto esse trabalho e diz que os pais sentiram a melhora na conduta de seus filhos. 

Diversão no Arraial de Nazaré



Por Eliana Ferreira
Da editoria Du’Forno

Barraquinhas com comidas típicas, artesanato, artigos religiosos, e os brinquedos do Ita Center Park são os atrativos do Arraial de Nazaré, que integra a programação do Círio 2012. 

O parque de diversão atrai anualmente milhares de romeiros que vêm a Belém para a festividade de Nossa Senhora de Nazaré. Este ano, vinte brinquedos fazem a alegria das pessoas que vão ao arraial: cinco deles são voltados exclusivamente para o público infantil e os outros 15, ao público jovem e adulto. A estudante Jéssica de Assunção, 20, fica ansiosa, todos os anos, esperando o parque. “É uma atração a mais para nossa cidade. E o melhor é poder ir qualquer dia da semana”, garante.


As novidades deste ano do Ita Center Park é o Cinema em 6D, um labirinto chamado American Show, uma torre de 18 metros de altura que despenca em queda livre, um cavalinho que corre em trilhos e o Movie-It.

A programação vai até o dia 2 de dezembro, de 16 às 22h. A empresa responsável pelos brinquedos, Ita Center Park, estima que 190 mil ingressos sejam vendidos durante a temporada, que se iniciou no dia 28 de setembro. O ingresso para cada brinquedo custa R$ 6, sendo que estudante paga meia entrada. O cinema 6D não aceita meia entrada.

Missão Friuli Amazônia oferece curso técnico em Rádio e TV


Por Maisa Melo
Da editoria Educação e Cultura

Entre tantos cursos técnicos que existem na região, um ganha destaque em Belém, por ser o único na área da comunicação voltado para os setores operacionais: é o curso técnico em Rádio e TV, promovido pela Missão Friuli.

Criado há nove anos, o curso, no início, era realizado nas paróquias dos bairros da cidade de Belém, com o objetivo de qualificar jovens de baixa  renda". Idealizador do projeto, Claudio Pighin, padre italiano, nascido na cidade de Friuli, na Itália, chegou ao Brasil aos 27 anos e, ao longo do tempo, qualificou-se na área de comunicação, formando-se então em cursos básicos de filosofia, mestrado em comunicação e doutorado em misciologia, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC). “Ocurso começou como comunidade solidário; depois, se consolidou como curso técnico em rádio e televisão, há nove anos. Agora, nós pretendemos promovê-lo como curso superior, porém dependemos de acordos fechados com o governo federal. Esse curso teria duração de dois anos e meio a três anos”, adiantou.

Para a aluna do curso, Wanúbia Mello, que já tem experiência como locutora, essa foi uma oportunidade para ir em busca dos seus ideais, já que pretende atuar na área de comunicação. Já Aline Negrão, que está no mercado de trabalho, espera se firmar na profissão depois de concluir o curso técnico. “Estou em uma empresa de monitoramento de notícias há quatro anos, trabalhando com edição, que é o que mais gosto", finalizou.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Búfalo, o animal símbolo da Ilha de Marajó, ganha mais valor



Por Thiago Brasil
Da editoria Ambiente em Foco

Com a crescente tendência de consumo de carnes menos gordurosas, com baixos teores de colesterol e com alto valor proteico, o consumo de carne de búfalo está crescendo substancialmente e tornando esta atividade pecuária cada vez mais atrativa para investidores do setor rural brasileiro. 


A criação de búfalos no Marajó visa, além da produção de carne, a de leite, que é consumido in natura ou utilizado na produção da famosa mussarela de búfala - um dos queijos mais apreciados e consumidos no país -, e do couro, ideal para uso industrial (confecções). Alguns deles chegam a atingir espessura de 7 milímetros. Assim, a criação de búfalos tornou-se uma alternativa viável e altamente rentável para pecuaristas.

O rebanho nacional vem crescendo e, durante a seca, um dos principais atrativos do Marajó são as fazendas de búfalos. É possível visitá-las, alimentar os animais e até montar no lombo deles. “É ótimo e temos um potencial tremendo com estes animais no Estado do Pará. Sempre quando volto, é queijo para toda família”, contou Lucas Fonseca, que sempre vai ao Marajó no período de férias.

domingo, 25 de novembro de 2012

Vício de usar o celular virou nomofobia: o medo de ficar sem comunicação


Por Andreia Mouzinho
Da editoria Avanços Tecnológicos

Uma patologia tão comum nos dias de hoje, devido ao avanço das tecnologias, é a nomofobia - medo que a pessoa tem de ficar sem comunicação, presente na vida de muitas pessoas, a maioria jovem.

O estudante Alisson Tulyo, 19 anos, que considera ser nomofóbico, reconhece que é viciado em celular e que a relação com sua família está muito distante em função desse apego. “Não há muita comunicação com minha família, visto que não largo o celular pra nada. Minha mãe reclama muito do meu apego ao aparelho, pois sei que ela quer minha atenção”, relatou. Outro exemplo semelhante é o da técnica em rádio e tv, Daiana Quézia, 21 anos, que utiliza o celular até na hora do almoço. “Enquanto como, converso com meus amigos. Fico tão concentrada no celular que, às vezes, nem observo quem está por perto”, confessou.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em entrevista para o jornal Diário do Pará, os aparelhos já ultrapassaram a quantidade da população brasileira, já que muitas pessoas possuem mais de um celular. Na opinião de Alex Monteiro, produtor de televisão, 20 anos, ter mais de um celular é necessidade. “Queremos falar com pessoas de outras operadoras e acabamos, no fim, comprando um chip para poder se comunicar. Nisso, acabamos comprando outro aparelho para ter os chips em funcionamento”.

Mas, para a psicóloga Josiane Amaral, é preciso ter equilíbrio para que, mais tarde, isso não se torne um comportamento monofóbico, considerado, por ela, quando a pessoa para de realizar suas atividades diárias ou tem dificuldade para executá-las, em função do hábito. Ela afirma ainda que é preciso ter supervisão e controle dos pais para com os filhos. “Prestar atenção no que estão fazendo no celular, para que o vício não vire uma patologia e, futuramente, precise da ajuda de uma psicóloga”.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O abandono de Animais em Belém


Por Marco Aurélio Gomes
Da editoria Educação e Cultura

O abandono de incapaz é previsto como crime ambiental, de acordo com a Lei N°9.605 de 12 de Fevereiro de 1998. Está, ainda, em tramitação, no Poder Legislativo, uma nova lei que visa tornar o abandono de animais um crime federal. Contudo, abandonar animais é uma prática comum, principalmente na época das férias, quando os donos viajam e, ao invés de providenciar um abrigo para o animal, os descarta nas ruas da cidade.
A praça Dalcídio Jurandir, no bairro da Cremação, é o local mais visado pelos donos para a prática do abandono. Lá, vivem cerca de 50 gatos e 30 cachorros, os quais são alimentados pelos moradores do bairro.

Segundo a Associação de Defesa e Proteção Animal (Asdepa), mais de 5 mil cães e gatos vivem na Região Metropolitana de Belém. Muitos deles estão com doenças graves e contagiosas, como a Cinomose e a Babesiose Canina, ou ainda subnutridos e raivosos. Alguns são resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), porém, como o local está lotado, na grande maioria das vezes, os animais são resgatados por ONGs e associações, onde passam por uma série de cuidados, entre hidratação, alimentação, higiene e medicação. Em alguns casos, os custos para os tratamentos são divididos entre os ativistas da causa, os quais ainda oferecem lar temporário ao animal durante a etapa de recuperação. Depois dessa fase, e de ajudá-lo a se tornar sociável novamente, o cão ou gato já poderá ser adotado. O processo é lento, porém eficaz.

A castração ainda é a melhor forma de conter a procriação descontrolada da população canina e felina. Esse serviço é ofertado gratuitamente no Centro de Controle de Zoonoses.

Serviço:
CCZ - Centro de Controle de Zoonoses (Para resgate e castração)
Endereço: Rodovia Augusto Montenegro, Km 11, em frente ao depósito da Y.Yamada
Bairro: Icoaraci.
Horário: 8h às 16h (atendimento ao público) e 8h às 18h (expediente interno)
Fone: 3227-2088 / 3247-3001

Para doar dinheiro/alimentos e medicamentos veterinários:
GAAV - Grupo de Ajuda Anjos Vira-Latas
(O GAAV é formado por pessoas que têm um único objetivo em comum: ajudar os animais, seja resgatando-os ou conscientizando a população)
Site: http://www.anjosviralatas.com
Email: anjos_viralatas@hotmail.com

Casa da Tuti
(91) 9196-8260 - Falar com Maria de Jesus Bentes
ASDEPA - Associação de Defesa e Proteção Animal
Email: asdepa2007@yahoo.com.br

Garra - Pará
(O trabalho é direcionado única e exclusivamente aos animais que foram vítimas dos crimes de maus tratos e abandono, e à luta por políticas que evitem estas situações)
Email: garra.animais@gmail.com

O Pará na moda


Foto: Andrelly Richelly - Novembro/2012

Por Andrelly Richelly
Da editoria Du’Forno

Quem acha que a Amazônia não tem estilo próprio está muitíssimo enganado. No último dia 8 de novembro, durante quatro dias, Belém foi palco da 6° edição do Amazônia Fashion Week. O evento divulga novas tendências de várias marcas e tem como objetivos conservar a cultura regional e divulgar novos criadores. Durante a programação, feita em vários pontos turísticos da cidade, estudantes da Faculdade Estácio tiveram a oportunidade de mostrar e comercializar suas próprias criações. “Não tenho nem palavras. É uma grande oportunidade que a Felícia dá a todos nós. Ela descobre novos talentos”, disse Jéssica Almeida, estudante de 21 anos, ao falar da organizadora do evento, Felícia Assmar. Ao comentar sobre suas criações, Almeida, entre boas risadas, enfatizou o nervosismo. “Quando vai se aproximando a hora do desfile, fico mais nervosa do que as modelos, sabendo que meu look vai estar na passarela”.

Foto: Andrelly Richelly - Novembro/2012
No camarim, não foi diferente. Moças e rapazes na maior correria, ajudando uns aos outros para nada dar errado. Para quem sempre trabalhou no ramo, o nervosismo não existiu, mas a expectativa era grande. “Não fico nervosa. Procuro me concentrar ao máximo e respirar fundo, ainda mais em um evento desse porte”, ressaltou Flávia Lacerda, 21 anos, modelo e estudante de pedagogia.

Já para quem estava iniciando, como a estudante Juliane Abdon, de 16 anos, o nervosismo foi inevitável. “Não tem como não ficar nervosa; é a primeira vez que vou desfilar. É uma experiência muito nova. Estou muito feliz e emocionada!”.

Foto: Andrelly Richelly - Novembro/2012
Do lado de fora, bandas e grupos de danças típicas tentavam distrair o público, que estava ansioso para que o evento iniciasse. “Estou louco para que comece. Minha filha vai desfilar. Já não aguento esperar. Estou nervoso por ela”, disse o empreendedor Júlio França.

No desfile, as marcas, mesmo com os temas de suas coleções, não perderam o foco cultural, nem fugiram do tema geral deste ano: “A estrela que sobe” – referência ao avanço do Pará nos últimos 5 anos. Com criações diferenciadas e músicas regionais, o evento mostrou que a Amazônia também tem seu lugar no meio da moda.

Círio de Nazaré: a festa da fé em Barcarena


Foto: Raylson Tavares - Novembro/2012

Por Nilton Gonçalves Menezes
Da editoria Turismo

A 53º edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Barcarena, reuniu, no dia 11 de novembro (domingo), mais de 40 mil fiéis pelas ruas da cidade. Desde cedo, o barulho dos fogos já anunciava que a cidade estava em festa. Às 6h, uma celebração em frente à igreja de São Pedro já marcava o início de mais um Círio 2012. A romaria durou cerca de 2 horas e 30 minutos, passando pelas principais ruas e avenidas de Barcarena, até chegar à Igreja Matriz.

Foto: Raylson Tavares - Novembro/2012
Muitas homenagens marcaram o trajeto de 4 quilômetros percorridos durante a procissão. Ao longo do trajeto, houve muitos enfeites, balões, chuvas de papel picado, apresentações musicais e a devoção pessoal de cada romeiro, em diferentes formas de homenagear Nossa Senhora.

“Foi com grande alegria que vivenciamos este 53º Círio e louvamos a Nossa Senhora de Nazaré. Agradecemos o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Demutran e do povo de nossa paróquia”, ressaltou Raylson Tavares, diretor da Festividade de Nazaré.
Foto: Raylson Tavares - Novembro/2012
Era 10h30 quando a procissão chegou ao destino final: a Igreja Matriz, onde uma multidão aguardava a imagem Nossa Senhora, para participar da cerimônia final. Em seguida, dom Flávio Giovenale, bispo da Diocese de Abaetetuba, presidiu a Santa Missa para milhares de fiéis, dando a benção oficial e encerrando-se mais um Círio de Nazaré.

Cine estação das docas


Foto divulgada
Por Humberto Silva
Da editoria Cine

A Estação das Docas é um ponto turístico bastante frequentado em Belém, onde há programação diversificada durante toda a semana. Mas o que alguns frequentadores, menos assíduos, não sabem é que o local dispõe de um espaço destinado a eventos variados, além do teatro Maria Sylvia Nunes, que abriga a melhor sala de projeção cinematográfica da Amazônia - espaço destinado ao projeto Cine Estação.
O projeto oferece ao público um circuito de filmes alternativos. A curadoria é feita por um produtor especialista na área, que traz películas com assinatura de diretores jovens, consagrados, polêmicos e premiados nos principais festivais de cinema do mundo, como Cannes, Berlim, Gramado, Sundance, entre outros. Seguindo esta tendência, também há espaço para as novas produções brasileiras, com a proposta de reunir os principais títulos inéditos produzidos no país.

Então você já sabe! Da próxima vez que estiver de bobeira pela Estação das Docas, apreciando o espetacular pôr do sol, tomando aquele sorvete duas bolas, sabor de castanha do Pará com açaí, dê uma conferida na programação do Cine Estação.   

Programação - O filme Deus da Carnificina, de Roman Polanski, será exibido nesta sexta-feira (16) e sábado (17), às 18h e às 20h30.


O valor da reciclagem



Por Gabriel Jenks
Da editoria Ambiente em Foco

Em função da grande quantidade de lixo, reciclar se torna uma atitude cada vez mais  importante para a saúde do planeta e das pessoas. Reciclagem é o nome dado ao processo de reaproveitamento de objetos usados para confecção de novos produtos. E é uma solução economicamente viável.

Em muitos locais públicos, existem latas disponíveis para realização da coleta seletiva, faltando apenas a conscientização de algumas pessoas para que o processo cresça cada vez mais.

Segundo a catadora de latinhas, Antônia Souza, o trabalho de reciclagem é o seu ganha-pão, todos os dias. “É um trabalho difícil, mas faço todos os dias; não é muito que ganho, mas dá para sobreviver”, afirmou.

O processo de reciclarem gera riquezas, já que algumas empresas usam o procedimento como uma forma de reduzir os custos e também contribui para a preservação do ambiente. Os materiais mais reciclados são o papel, o plástico, o vidro e o alumínio. A coleta seletiva do lixo e a reciclagem são cada vez mais conhecidas, uma vez que a prática auxilia na redução da poluição do solo, do ar e da água.

Para a dona de casa Eliane Martins, sempre que é possível, ela faz a separação do lixo. “Como aqui em casa mora apenas minha filha e eu, tenho todo o cuidado de separar o nosso lixo, porque poucas pessoas fazem isso. É tão bom ver as coisas organizadas, ainda mais se tratando de meio ambiente”, relatou.

Entre os benefícios da reciclagem estão a economia de energia, maior preservação dos recursos naturais, diminuição do lixo aterrado, diminuição dos impactos ambientais.

Veja alguns produtos que você pode reciclar:
Papel: jornais, folhetos, caixas de papelão, revistas e demais embalagens feitas de papel;
Vidro: garrafas, frascos de medicamentos e algumas embalagens de alimentos;
Plástico: garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas dos supermercados;
Metal: lata e tampas de alumínio, aço e cobre, pregos.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Azul e branco tomam conta de Belém


Por Tarcísio Monteiro
Da editoria Esporte e Saúde


Após seis anos de espera, o Paysandu conseguiu o tão sonhado retorno para a série B do Campeonato Brasileiro. No último sábado (10), no Rio de Janeiro, o Papão da Curuzú perdeu para o Macaé por 3 a 2, mas se classificou para a próxima fase, pois venceu o primeiro jogo por 2 a 0, pelas quartas de final da série C.

Antes de a partida começar, já predominavam, na cidade, as cores azul e branco. Vários bares se preparavam com as instalações de televisões e os torcedores se mobilizavam para encontrar o melhor lugar para não perder nenhum momento do jogo mais esperado pelos bicolores em 2012.

No final, foi só alegria para os torcedores. “Foram 90 minutos de muita ansiedade. Uma partida eletrizante, mas que valeu cada minuto de espera; agora, é só comemorar”, disse Helder Bandeira, muito emocionado. Após o jogo, por volta das 18 horas, uma multidão de bicolores se reuniu na avenida Visconde de Souza Franco – mais conhecida por Doca - para iniciar a festa do acesso, sem hora para acabar.


E, no domingo, a festa continuou. Um trio elétrico esperava pelos jogadores do Paysandu no Aeroporto Internacional de Belém, onde também tinha uma multidão de bicolores, os quais aguardavam “o time do coração” para comemorar a subida para a série B, como enfatizou Andrews Robledo. “É com muita felicidade e emoção que eu digo adeus à série C. Espero que seja até nunca mais, pois, pela grandeza do nosso clube e de nossa torcida, não merecemos passar por isso novamente. A prova é essa multidão que se reuniu aqui para esperar por esse grande time”.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Belém: galeria a céu aberto

RATINHAS CREW. Avenida José Malcher. Foto: Ingrid Souza
Por Marco Aurélio Gomes
Da editoria Educação e Cultura

Não é de hoje que o homem se expressa usando uma parede, um pincel na mão e uma ideia na cabeça. O grafitar vinha sendo ensaiado desde a pré-história nas pinturas rupestres, passando pelos grafites de Pompéia - na época do império romano -, seguido pelo movimento de contracultura parisiense, com seus muros gritado "interdit d'interdire" (proibido proibir), até desembocar no ambiente urbano de Nova Iorque e se configurar como o grafitti conhecido atualmente.

Com uma estreita relação com os movimentos hip hop, o grafite tem, na origem, a mesma essência e surgiu como mais uma expressão estética de insatisfação social, sendo elevado à categoria de street art graças ao grafiteiro novaiorquino Jean Michel Basquiat. O grafite vem reformulando os conceitos e hoje conquista o status de expressão artística. Entretanto, mesmo sendo mais complexo e elaborado, ainda é equivocadamente confundido com a pichação e, por isso, marginalizado.

ESCÁRNIO SOCIAL CREW.
Avenida Almirante Tamandaré.
Foto: Marco Aurelio Gomes
 Em Belém, iniciativas de grupos de artistas, como o Cosp Tinta Crew, Explosão Crew, Ratinhas Crew, Metal Art Studio e a artista visual Drika Chagas, permitiram a aproximação da grafitagem a uma linguagem poética, buscando inspiração no caos da vida urbana para produzir obras que se integram à paisagem, refletindo as mudanças da cidade. Isso ajuda a consolidar o grafite como manifestação artística tão importante quanto a fotografia, pintura, performance e afins.

Galeria - O spray apaga o abandono e dá nova cara à cidade. É o que se percebe em vários muros, prédios e espaços abandonados, sujos e poluídos por pichações, que passam pela intervenção dos artistas urbanos e ganham um colorido diferente, como na esquina da travessa Castelo Branco, antes de chegar à avenida José Malcher, no bairro de São Brás.


Muitos outros pontos servem de galeria para que os grafiteiros paraenses demonstrem a sua arte: rua Gaspar Viana, bairro do Reduto; muro do colégio Pinto Marques, na avenida José Malcher; avenida Nazaré; muro da Rede Celpa; e na esquina da avenida Portugal com a Boulevard Castilhos França.

METAL ART STUDIO. Avenida Nazaré.
Foto: Ingrid Souza

 

COSP TINTA CREW. Rua castelo Branco.
Foto: Ingrid Souza


ESC CREW. Avenida José Malcher.
Foto: Ingrid Souza

ESCÁRNIO SOCIAL CREW2.
Avenida Almirante Tamandaré.
Foto: Marco Aurelio Gomes


Tecnologia nas eleições



Daiana Costa
Da editoria Avanços Tecnologicos

O processo eleitoral brasileiro é referência mundial em agilidade na contagem e divulgação dos resultados. O sucesso se deve à implantação da informatização e, sobretudo, da segurança do sistema.

Em 2008, o Brasil utilizou, pela primeira vez, a urna biométrica. O sistema coleta as impressões digitais, dados pessoais e fotografia, praticamente eliminando a possibilidade de um cidadão votar por outro, já que o leitor biométrico é acoplado à urna eletrônica.

O processo eletrônico de votação possui mecanismos que asseguram sua confiabilidade, como a assinatura digital e o resumo digital, técnicas criptográficas que permitem verificar a autenticidade dos dados das urnas. Várias auditorias e perícias realizadas ao longo dos últimos anos confirmaram a segurança da urna. 

Fontes: TSE

Arte e literatura em Barcarena

Foto: Vinícius Vieira - Outubro/2012
Por Vinícius Vieira
Da Editoria de Turismo

Foi na literatura de cordel, aos 10 anos, que Nilton Gonçalves Menezes começou a escrever poemas. Desde então, não parou mais. Hoje, o escritor e poeta, autor de vários livros, é uma das referências da cultura de Barcarena.

Natural de Concórdia do Pará, Nilton, nascido em 1984, mudou-se aos 8 meses com sua família para Barcarena, onde foi registrado como cidadão barcarenense.
Foto: Vinícius Vieira - Outubro/2012
Aos 15 anos, passou a escrever crônicas e, aos 19, artigos. Atualmente, tem vários livros publicados, dentre eles “O amor em versos: coisas do coração”, “De coração pra coração: poesias para amar”, “O poder da liderança e das relações humanas”, “O poder de amar”, além de cerca de 30 textos, entre artigos e crônicas, publicados na internet, em jornais, revistas e informativos.

“É sempre um prazer ler as poesias do Nilton. Fico muito feliz quando adquiro um livro dele. Ele tem esse lindo dom de transmitir amor ao próximo”, diz Irene Brito, moradora de Barcarena.

A estudante Viviana Melo também opina sobre os livros de Gonçalves. “O autor escreve várias poesias em diversos estilos e temas: sociais, meio ambiente, paixão, desejo, amor e romance. Com certeza, seus livros nos instigam a ler e reler muitas vezes”, garante.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A periferia na telona



Por Vivi Silva
Da editoria Cine

A fim de difundir e fomentar a cultura das periferias, a ONG Crias do Futuro e a Central Única das Favelas Pará (Cufa) promovem, de 14 e 18 de novembro, a segunda edição Cine Periferia Pai D’égua, no cinema Olympia. 

O objetivo do evento é mostrar a realidade das favelas, por meio de produções audiovisuais, a partir da perspectiva dos próprios moradores do local.

As inscrições para a mostra ocorreram de 14 de setembro a 28 de outubro. 

Informações: cineperiferiapaidegua.blogspot.com / (91) 3347 9483 / 8173 3957 / 8352 9970.


sábado, 10 de novembro de 2012

Círio de Nazaré em Barcarena: uma festa de fé, alegria e solidariedade




Por Nilton Gonçalves Menezes
Da editoria Turismo

No mês de novembro, a cidade de Barcarena fica movimentada. Visitantes e turistas, de cidades vizinhas, das vilas, das ilhas e de outros estados, chegam ao município, pelas estradas e águas, com um só objetivo: estar perto da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.


É que neste domingo (11), os católicos de Barcarena celebram o Círio de Nazaré. Este ano, o evento comemora a 52ª edição, com o tema “Maria Mulher Eucarística”. A cidade já está toda enfeitada para receber romeiros, turistas e visitantes.

Durante a festividade, acontecerão diversas programações, como romarias, novenas, círio fluvial, romaria da juventude, círio mirim e círio motociclístico.


No sábado (10), será realizada a trasladação, quando a imagem será levada da Igreja Matriz até a Comunidade de São Pedro. No domingo (11), a imagem peregrina sai da frente da Capela de São Pedro e segue pelas ruas da cidade até a igreja Matriz. A festividade se estenderá até o dia 18 de novembro.

Serviço - Acompanhe toda a programação do Círio no site www.paroquiabarcarena.com.br.


Rock na beira do rio



Por David Pimenta
Da editoria Du’Forno

Depois de um longo dia de trabalho, cheio de tarefas e preocupações, nada melhor do que relaxar, afrouxar a gravata e curtir um rock n’ roll. Foi o que passou pela cabeça de centenas de jovens nesta última quinta-feira (8). O ponto de encontro foi a Universidade Federal do Pará (UFPA), onde aconteceu o Rock Rio Guamá. O evento começou ontem com bandas voltadas para o pop rock e alternativo; hoje (9) é a vez das bandas de metal e hard core balançarem a cabeça da galera.


O Rock Rio Guamá surgiu como uma iniciativa de alunos e professores da universidade e de artistas locais paraenses, que tinham em comum o objetivo de incentivar a produção artística da região, tendo edições nos anos de 1987, 1991 e 1993. Nos anos de 2010, 2011 e 2012, a organização do evento ficou por conta do coletivo Sala Livre.

“Nós recebemos a responsabilidade de dar continuidade ao evento. E já que o nosso coletivo trabalha com projetos voltados para a área de cultural, seguramos muito bem a barra. Não sei muito bem como era a programação do evento nas suas primeiras edições, mas tivemos a ideia de juntar o rock com outros estilos musicais e incluir oficinas, para que as pessoas venham aprender como produzir esse tipo de evento também”, explicou Raoni Arraes, coordenador geral de programação.

Nesta sexta-feira (9), as bandas que irão subir ao palco são Anubis, Avens, Delinquentes, Baixo Calão, All Still Burns, Navalha, Adipocera e Scream of Death. O evento começa a partir das 17 horas e segue até às 23 horas.


Bandas – Última atração da primeira noite, a banda Molho Negro foi um dos destaques da programação. Em entrevista, o guitarrista e vocalista da banda, João Lemos, falou sobre CD, vídeo clip e projetos futuros. “Gravamos nosso primeiro Ep em Goiânia, pela gravadora Rock Lab, e lançamos em 2012. Tivemos um retorno incrível do público e fizemos vários shows em Belém. Depois, saímos em turnê pelo nordeste do país. Aproveitamos para gravar mais algumas músicas pela gravadora Dosol, em Natal, juntamos com as quatro do Ep e lançamos como um CD em outubro. Fizemos o vídeo clip da música ‘Aparelhagem de apartamento’ com a ideia de transformar um roqueiro em fã de tecnobrega. Estamos pensando em fazer uma turnê em 2013 passando pelo sudeste, centro-oeste e sul do Brasil para divulgação do nosso CD e, em 2014, começar a trabalhar para o nosso segundo disco”, detalhou. 

Quem também marcou presença no palco do Rock Rio Guamá foi a banda Vertical. Lucas Cardoso, vocalista, contou um pouco da trajetória da banda. “Tudo começou em 2009, quando me juntei com alguns amigos e começamos a fazer covers de bandas que gostávamos. A coisa veio ficar séria mesmo neste ano, quando participamos do evento CCAA Fest. Gravamos um Ep com quatro músicas e, agora, nossa participação no Rock Rio Guamá, que foi o nosso primeiro show. Estamos muito felizes com o que está acontecendo. Na verdade, está sendo muito melhor do que imaginávamos”, confessou.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Educação e meio ambiente são temas do 1º Seminário de Ética da Friuli Amazônia



Foto Divulgada

Por Deuziane Dantas
Da editoria Ambiente em Foco

Meio ambiente e educação foram debatidos na 1ª Semana de Ética promovida pela Missão Friuli Amazônia,  no dia 30 de outubro, com o tema “A ética no país do futuro: Brasil”. O local foi palco para palestras, onde os alunos puderam debater temas relacionados ao meio ambiente.

A partir da conscientização, devem-se criar estratégias para diminuir os impactos ambientais com atitudes simples, como coletar o lixo e plantar uma árvore - que precisa ser feito não só por um e, sim, por todos.

Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Paulo Porto, “é difícil tornar um país verde. Cada vez mais, as pessoas buscam o lucro e o bem estar, que muitas das vezes é gerado a partir de um desmatamento ilegal, sendo despercebido pelo homem”.

O seminário contou também com brincadeiras de caráter ecológico, como o quiz sustentável, e a decoração do ambiente foi feita com materiais recicláveis. A Missão Friuli Amazônia fica na travessa Padre Prudêncio, 345, bairro da Campina.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Fluxo de pessoas na Basílica de Nazaré aumenta em outubro


Por Eliana Ferreira
Da editoria Du’Forno



Com a chegada do Círio, no mês de outubro, o movimento de fiéis aumenta na Basílica-Santuário de Nazaré. Isso faz com que sejam realizadas outras celebrações, além das missas diárias às 18h.

Para a dona de casa Maria Lucimar, 54, é uma boa opção, já que é muito ocupada. “São muito bons esses vários horários de missa que a Basílica oferece durante o mês do Círio aos seus fiéis; fica um horário flexível a todos. Assim, não tem desculpa de não ir à missa”, enfatizou.

A quinzena nazarena foi aberta com uma missa no dia 14 de outubro e se encerra na segunda-feira, 29, quando a imagem peregrina volta para o Colégio Gentil, onde fica durante o ano inteiro até o próximo Círio.

Confira abaixo os horários das missas no mês de outubro:

De segunda a sábado
5h15- Terço da Alvorada
6h - Missa e Consagração
7h15 - Missa e Consagração
8h30 – Romaria com Missa
10h – Missa e Consagração
12h – Missa e Consagração
15h – Adoração e Novena
15h45 – Santo Terço
18h – Missa e Pregação

Confissões:
Das 7h às 20h

Aos domingos
06h30 /7h – Praça Santuário / 8h/ 10h  / 12h / 16h30  / 18h / 20h

Corrida do Círio reúne mais de quatro mil competidores


Por Alex Monteiro
Da editoria Esporte e Saúde

Motivação, garra e força de vontade são itens fundamentais para quem participa da Corrida do Círio. No dia 21 de outubro, ocorreu a 29º edição do evento, com mais de quatro mil corredores.

A prova teve 10 km de percurso. A linha de chegada foi na avenida Assis de Vasconcelos, em frente à Praça da República. O tempo de trajeto esteve dentro da expectativa da organização, que era de finalizar a prova em até uma hora após a chegada do primeiro colocado. “Estou muito feliz por ter participado mais uma vez da corrida do círio”, disse Fernando Souza, 28 anos, que voltou a correr este ano na competição.


A corrida não é simplesmente uma prova que as pessoas fazem para chegar à vitória, mas também pelo prazer de correr, de competir. João Monteiro participou da prova não para ganhar, mas porque se sente bem em estar em uma competição de elevado nível, como a Corrida do Círio.

O primeiro colocado da prova masculina foi o mineiro Valdir Sérgio de Oliveira, de 27 anos, que em 2010 foi vice. O competidor baixou o tempo da corrida passada em 26 segundos, terminando com 29min19seg. Valdir está na segunda colocação da Corrida Brasileira de Rua. Vem de 22 competições na temporada e reconheceu a importância da Corrida do Círio no calendário do atletismo brasileiro.

E, na categoria feminino, a grande surpresa. A paraense Risonete Moura, de 29 anos, natural de Santarém, foi a vencedora da Corrida do Círio. A última competidora do estado que subiu no pódio do evento foi Edna Silva, em 2009.


Belém em grande festa de fé


Por Renata Guimarães Lopes
Da editoria Turismo

No mês de outubro, a cidade de Belém se transforma numa grande corrente de fé. Atrai turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. Muitos chegam antes para participar da preparação espiritual. 

A Basílica-Santuário de Nazaré, um dos pontos turísticos da capital paraense, recebe nessa época milhões de visitantes. O militar Clóvis Martins, 54, veio do Sul do Brasil para participar, pela primeira vez, do Círio de Nazaré. “¬¬¬¬Estou impressionado com tanta gente. É muita fé e há diferentes tipos de agradecimento às graças alcançadas”, conta Martins.


De Benevides, a romeira Tatiana Lobato, 24, foi a pé até Belém para participar da romaria e agradecer pela saúde de sua irmã, que precisava de um transplante de fígado. “Hoje minha irmã está curada graças a Nossa Senhora de Nazaré”. 

Foto: Tarcio Ribeiro


Assim como Tatiana, muitos promesseiros fazem a viagem de suas cidades até Belém a pé. Esses romeiros são acolhidos na Casa de Plácido, cujo objetivo é aliviar o cansaço, curar as feridas causadas pela caminhada e repor as energias para a volta a casa.

domingo, 4 de novembro de 2012

Enem 2012 tem recorde de inscrição



Por Gideão Martins de Almeida
Da editoria Educação e Cultura


Nos dias 3 e 4 de novembro serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A edição deste ano já recebeu 6,5 milhões de inscritos, número que supera as edições anteriores. Para se obter boas notas é preciso que mente, corpo e emoção estejam em perfeita integração.

Antes das provas, o aluno deve relaxar, passear, comer moderadamente. E, na hora das provas, sempre manter o equilíbrio, a concentração, prestar bastante atenção nas questões e, principalmente, no tema apontado para a redação, observando que tipo de texto está sendo pedido para não fugir da norma culta. Além de está em dia com os conteúdos aplicados em sala de aula, os candidatos precisam também estar por dentro dos temas de atualidades. São dicas fundamentais para alcançar bons resultados, aconselha a professora Elizabeth Silva Santos, mestrando em Linguística.


No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e a redação. A divulgação do gabarito oficial, como estabelece o edital do exame, está prevista para 7 de novembro. O resultado final estará disponível para os estudantes a partir de 28 de dezembro.

No Pará, três universidades públicas e um instituto federal utilizam a nota do Enem em seus processos seletivos para preenchimento de vagas dos cursos de graduação. A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) divulgou nota pedindo aos seus candidatos que participem do Enem, uma vez que a média alcançada pelo candidato na referida prova será uma parte para a classificação final do Processo Seletivo da Ufra.

Na Universidade Federal do Pará (UFPA), o resultado do Enem equivale a 50% da nota final dos candidatos, que precisam fazer ainda uma segunda fase elaborada pela própria universidade.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) utiliza o resultado do Enem como único critério de seleção para preenchimento de suas vagas. Já o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) utiliza o exame para preenchimento de parte das vagas ofertadas anualmente, desde 2009.

Tecnologia e marketing na promoção de negócios


Por Rosana Lopes
Da editoria Avanços Tecnológicos

A paixão pelo futebol está em todas as áreas. Uma empresa desenvolveu um simulador de pênalti virtual que gera um grande impacto visual e desperta a atenção de todos. 

O simulador testa as habilidades dos “jogadores” com a mesma emoção, como se estivessem no gramado chutando uma bola de verdade contra um goleiro virtual. Recentemente, este produto foi utilizado em um evento esportivo na grande Belém.

“O mundo moderno, que estamos vivendo hoje, exige que o empresário entenda que apostar em tecnologia não deve ser considerado apenas um investimento para o futuro e, sim, algo que estamos vivendo aqui e agora”, disse Salim Junes, diretor da empresa Baroni.

sábado, 3 de novembro de 2012

O Arraial de Nazaré


Por Maílson Carlos
Da editoria Du’Forno

Considerado o Natal dos paraenses, o Círio de Nazaré atualmente é uma festa religiosa que se estende cada vez mais em sua realização. Manifestações religiosas, como o Círio Fluvial, Moto Romaria e as mais diversas homenagens feitas a Nossa Senhora de Nazaré, nas vésperas e após a grande romaria, são acontecimentos que se tornaram tradicionais ao longo desses mais de 200 anos de história. Entretanto, há um elemento que faz parte desde o início da festa mariana, em 1793, quando ocorreu o primeiro Círio: o Arraial de Nazaré.

O Arraial ou parque de Nazaré, assim como o próprio Círio, já sofreu várias mudanças no seu acontecimento. Durante 188 anos, quando ainda não existia a Praça do Santuário, ele era realizado em frente à Basílica. Em seguida, passou para um terreno que ficava ao lado da igreja. Diferentemente de como é hoje, os primeiros arraias funcionavam como uma feira agrícola. Com o tempo, vendedores foram aparecendo com suas barraquinhas - uns com comidas típicas e outros com espaços destinados a jogos e sorteios. O grande marco do Arraial de Nazaré ocorreu entre as décadas de 1940 e 1950, quando os grandes cantores nacionais se apresentavam nos teatros na época do Círio. Com o fim desses teatros, o modelo Parque de Diversões do arraial foi instalado.

Em 2004, o Círio e o Arraial de Nazaré receberam o título de patrimônio cultural do Brasil. Em 2009, aconteceram as principais mudanças, como a proibição da venda de bebidas alcoólicas. A ideia era acabar com o vandalismo e a violência que descaracterizavam a festa e transformar o espaço num complexo artístico e cultural, com exposições regionais, venda de artesanato, comidas típicas e os tradicionais brinquedos de miriti. 

Seu Wilson Martins, vendedor há mais de 30 anos de brinquedos de patchouli no Arraial, ressalta a importância do arraial. Para ele, maior do que a fé que os devotos têm por Nossa Senhora, é a oportunidade que ela deixa para seus filhos. “O Círio, para mim e para toda minha família, é, sem dúvida, algo muito importante. Além de podermos renovar nossa fé, fazer a purificação da alma, a nossa mãezinha deixa uma grande festa após seu ‘desfile’”.

Em 2010, houve rumores, nos jornais da capital, que a organização da festa pretenderia acabar com o Arraial, mas a ideia da direção era revitalizar o entorno da praça, mantendo elementos tradicionais da festa. “A festa do círio é uma festa muito bonita, e eu fico muito feliz por fazer parte dela e por poder ver, no rosto de uma criança, a felicidade de brincar com aquilo que eu e toda minha família nos preparamos durante todo o ano com muito carinho”, completou, emocionado, seu Wilson.

Este ano, a novidade é o Memorial de Nazaré que traz exposição de fotos, imagens, símbolos e objetos ligados a maior procissão católica amazônica.


Fonte:
http://www.fundacaonazare.com.br/novoportal/index.php?action=Canal.interna&oCanal=10&id=138&classe=M
http://www.fundacaonazare.com.br/voz/ler.php?id=1755&edicao=56
http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=109542
http://www.ciriodenazare.com.br/index.php/2012-06-17-02-17-02/manifestacoes-culturais

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Cursos técnicos são oportunidades para aumento salarial


Por Diego Negrão
Da editoria Educação e Cultura

Uma pesquisa do Ministério da Educação (MEC) revelou que o Brasil não tem um investimento muito grande na formação de trabalhadores capacitados. Somado a isso, muitas pessoas não querem estudar e, por isso, ficam para trás no mercado de trabalho.

“Um profissional com curso técnico está muito disputado no mercado pela escassez de pessoas preparadas. Então, é muito interessante a pessoa fazer um desses cursos”, diz Helon Frederico, gerente de uma rede de lanchonetes.

Segundo Julio Akino, recepcionista de uma escola técnica de Belém, “tem algumas áreas que são as mais procuradas, como farmácia, gestão e administração, entre outros tantos não menos importantes”.

Somente duas escolas técnicas na cidade de Belém do Pará oferecem o ensino médio junto com o curso técnico - geralmente gratuitos. Nesse caso, o interessado deve passar por uma prova de seleção e, depois de cursar, já surgem algumas opções de emprego.

 “Necessitamos de atualização e aperfeiçoamento constantes. Sendo que a concorrência profissional é cruel e, se não buscar profissionalização, você é engolido pelas exigências de hoje”, enfatiza Martha Elizabeth, gerente de recursos humanos.